Olá a todos! Hoje vamos abordar um tema bem interessante e que às vezes causa muita confusão. O musgo. Qual a real função dele? Pra que as pessoas cobrem uma parte (ou a totalidade) do substrato com esse musgo? E a graminha? Isso faz mal ao bonsai?

Primeiro vamos pensar na origem disso tudo. Quando vemos uma árvore na natureza (e eu digo natureza mesmo, não na cidade), como é o local onde ela está? Geralmente com grama ao seu redor, certo? Ou alguma vegetação rasteira, mas quase nunca a árvore está lá, só na terra, sem nada ao seu redor… Ela faz parte de um ambiente, e interage com o mesmo, exercendo algumas funções como por exemplo fornecer sombra para vegetações que não gostam de sol. Seu tronco raramente está limpo, pode possuir fungos, musgo, o que for mais propício para aquele ambiente, acaba crescendo por ali. Ora, uma árvore adulta não vai morrer por causa de um fungo aqui ou outro ali, mas no caso de surgirem por ali plantas parasitas (que “roubam” o alimento da árvore), a proliferação dessas plantas pode “sufocar” a árvore, fazendo com que ela se torne apenas um tronco, apenas uma fonte de alimento, mas esse é outro assunto, vamos voltar ao musgo.
A idéia de se colocar musgo no bonsai e justamente para isso… “Compor a cena“, considerando que o musgo também leva tempo para nascer e crescer, colocá-lo no bonsai pode dar uma aparência de mais idade à sua planta, desde que seja bem utilizado. Abaixo vemos uma pedra completamente coberta por musgo, e com diversas plantas fazendo a composição da paisagem.

Nestes outros exemplos, o musgo foi aplicado apenas na base da planta, passando a idéia de que ela é bem antiga.


Nesses exemplos abaixo, a idéia já é diferente, a intenção é passar uma idéia de uma vegetação rasteira.


É bom lembrar que o musgo serve para reter umidade também, e ainda facilita a identificação da quantidade de água no substrato, quando o musgo começa a secar, ele começa a mudar de cor, e então o ideal é borrifar um pouco de água antes de regar a planta, pois se ele estiver muito seco, ele pode impedir a entrada de água.
É bom lembrar que o ideal é que você não aplique o musgo logo depois de ter reenvasado a planta, deixa ela se adaptar primeiro, um mês é tempo suficiente para que você possa “decorar” o bonsai com o musgo.
Peraí! Mas onde eu consigo esse musgo?
Bom, ele pode ser conseguido de diversas formas, em diversos lugares e ainda pode ser de diversos tipos. Pra facilitar, o ideal é que você consiga aquele que cresce no concreto puro, um ambientes úmidos e com pouca luz, são mais fáceis de se encontrar e duram mais tempo do que os que crescem em meio à grama. Outra opção é conseguir aqueles que crescem em pedras de rio, expostos ao sol, pois são os mais resistentes mesmo, porém não é tão simples encontrar um rio cheio de pedras com musgo dando sopa por aí, né?
Para manter o seu musgo saudável, é necessário borrifá-lo com água algumas vezes ao dia, especialmente se você morar em cidades quentes, e ele ficar muito exposto ao sol… Existem pela internet diversas fórmulas “mágicas” para se reproduzir musgo, mas eu nunca as testei, portanto não vou colocá-las aqui.
E aquelas plantinhas que nascem perto do bonsai?
Mato, é tudo considerado mato mesmo, por mais bonitinhas que elas possam parecer. Veja bem, tudo depende do referencial… Se você tem um bonsai com 30cm de diâmetro na base, raízes fortes e sem nenhum tipo de praga, esse mato não fará a menor diferença. Mas se, por outro lado, seu bonsai for pequeno, e estiver debilitado, esse mato pode estar roubando o alimento que você está fornecendo para a planta, não que ele vá matar ao seu bonsai, mas o mato também é uma planta, e também se alimenta, então o ideal é removê-lo, só pra garantir.
Existem substratos esterilizados que não possuem nenhum tipo de semente escondida, e onde, inicialmente, não nasce mato algum porém ele custa um pouco mais que os outros, mas o mato pode vir de outras plantas, ou alguma sementinha presa em algum pássaro… Enfim, ele pode se tornar uma praga, e o ideal é que você não deixe ele tomar conta do vaso inteiro, um pouquinho aqui e ali não faz mal algum, desde que sua planta esteja saudável.
Espero ter conseguido explicar um pouco da utilização do musgo no bonsai, qualquer dúvida já sabem, né? É só comentar que eu respondo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário